Acre tem mais uma morte suspeita por Síndrome Respiratória; vítima é criança indígena de um ano que faleceu no Juruá

Subiu para 12 o número de crianças mortas no Acre, em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Desta vez, a vítima foi uma criança indígena de apenas um ano de vida, que faleceu após quase uma semana internada no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Esta é a primeira morte por suspeita da doença na região. O menino deu entrada na unidade há cerca de seis dias, e a família era natural de Feijó. Conforme A GAZETA apurou, ele chegou a ser colocado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas, não resistiu à gravidade do quadro e morreu na madrugada desta quinta-feira, 30.

Em nota, a coordenadora interina da Regional de Saúde do Juruá, Carina Lima, informou sobre os procedimentos médicos realizados no hospital, desde a internação, e garantiu que foi prestada toda a assistência necessária possível, desde que a criança deu entrada na unidade de Saúde.

Confira a nota na íntegra:


NOTA SOBRE O CASO DA CRIANÇA QUE MORREU NO JURUÁ

A criança R. N. K. A. K., indígena, de 1 ano de idade, foi internada no Hospital Regional do Juruá no dia 24 de junho de 2022, às 18h11min, encaminhada da CASAI de Feijó.
Foi diagnosticada com bronquiolite, apresentando sintomas de taquicardia, taquipneia, febre, tosse, diarreia e com saturação 86%.
Durante a internação, estava respirando com suporte de oxigênio por meio da máscara de venturi, saturando nessa condição 96%. Fez uso de antibióticos, corticóides e antivirais. Foi realizado teste para covid, com resultado negativo.
No dia 26 de junho, apresentou piora no quadro clínico e foi encaminhada para a sala de emergência. Foi prestada a assistência necessária e, após melhora, retornou à clínica médica.
No dia 29 de junho, no período noturno, o quadro clínico voltou a se agravar e a criança foi encaminhada para UTI, por volta de 22h.
Na UTI, foi entubada pelo médico pediatra. Mas, infelizmente, sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito.
A direção do Hospital do Juruá se solidariza com a família e reafirma que a criança recebeu todos os cuidados possíveis desde que chegou à unidade de saúde.
Carina Valesca Lima
Coordenadora Interina da Regional de Saúde do Juruá/Tarauacá e Envira

fonte  agazetadoacre.com



Categoria:

Deixe seu Comentário