PF cumpre mandados em operação que apura retenção de cartões, senhas e documentos de indígenas no AC

Em mais uma ação para combater a prática ilegal de retenção de cartões de benefícios sociais e previdenciários de indígenas, a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) a operação “Araras”.
Conforme a polícia, as vítimas seriam índios da tribo Shawãdawa, os Araras, que vivem na região do município de Porto Walter, no interior do Acre.
Ao todo foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Walter e Cruzeiro do Sul. A operação é fruto de investigação de inquérito policial instaurado em setembro de 2021.
A polícia identificou uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de apropriação indébita e estelionato, praticados contra indígenas. Segundo a PF, o grupo, formado por comerciantes de Cruzeiro do Sul e Porto Walter fazia a captação e retenção forçada de cartões bancários, senhas e documentos pessoais das vítimas.

Além dos comerciantes alvos da operação, também foram identificados outros integrantes do grupo que atuavam fazendo saques e a apropriação dos benefícios assistenciais e previdenciários, além de outras transações bancárias em nome dos indígenas, sem que eles tivessem conhecimento.

Ainda conforme a polícia, os envolvidos podem responder pelos crimes de estelionato previdenciário, extorsão e apropriação indébita, com penas de até 10 anos e meio de reclusão.

fonte  g1.globo.com

Categoria:

Deixe seu Comentário